A Praia da Pipa encanta por suas belezas naturais, composta de praias maravilhosas. Onde o sol brilha o ano inteiro, falésias, despenhadeiros, dunas, lagoas e enseadas,visitadas constantemente por tartarugas marinhas e golfinhos. Onde terá a oportunidade de estar no paraíso e se confraternizar com a natureza local. Uma paisagem completada por uma magia de sua Mata Atlântica.


Praias intocadas pelo homem, habitadas por sagüis e aves típicas da região. A noite, a pedida é se deliciar na farta gastronomia local, e ainda, badalar nos bares e boates da cidade freqüentada por um ambiente cosmopolita, já que a Pipa recebe visitantes de todo o Brasil e do mundo inteiro.

Praia de Malembá

A Praia de Malembá pertence ao município de Georgino Avelino e recebe um grande fluxo de turistas vindos de Tibau do Sul que procuram um pouco mais de adrenalina.

Para quem quer passear por terra, bugues e quadriciclos são opções para andar pelas dunas. Há ainda a opção de sandboard e, para quem quer uma diversão mais tranquila, o esqui-bunda.

Já quem quiser se aventurar nas águas de Malembá a opção é o kitesurf. Point para os praticantes e apreciadores do esporte, essa praia recebe ventos constantes e ondulações que vêm da Lagoa de Guaraíras, transformando-a num lugar ideal para se aventurar.

Existem duas opções de acesso: saindo de Tibau e pegando uma balsa ou saindo de Natal com um bugue pela orla da praia.

Lagoa de Guaraíras

A Lagoa de Guaraíras, que hoje é aberta ao mar, já foi uma lagoa de água doce. Sua paisagem de águas mansas é uma das grandes atrações de Tibau do Sul.

A lagoa oferece muitas opções turísticas e também é responsável por alimentar muitas famílias que vivem da pescaria. Possue uma bela flora e abundante fauna com peixes, camarões e crustáceos nos manguezais, e ainda recebe a visita de golfinhos.

Para quem quer se divertir há várias opções de passeios e atividades. É possível passear de barco, lancha, caiaque e banana-boat e a pescaria.

Se a opção for relaxar existem barracas de praia e creperia, aproveitando um belíssimo visual e assistindo um dos espetáculos mais famosos da lagoa, o pôr-do-sol, que recebe visitantes de diversos locais que vêm só para apreciar esse momento único de beleza.

Praia do Giz e da Bóia

É aqui que as altas falésias de Tibau do Sul têm início. Pouco conhecida e praticamente deserta, preserva uma bela paisagem natural. Procurada por surfistas por suas águas agitadas. Na baixa maré se formam pequenas piscinas excelentes para se banhar.

 

 

 

 

 

 

Praia de Cacimbinha

É famosa e muito procurada pelo surf devido aos constantes ventos e águas profundas, também é muito aproveitada pelos praticantes de kitesurf. Com algumas barracas na praia, é tranquila e uma boa pedida para quem quer curtir um belíssimo visual.

Parada obrigatória antes de se chegar a Pipa. O Mirante da praia de Cacimbinha, proporciona uma excelente vista de diversas praias de Tibau do Sul e uma das melhores vistas de Pipa.

Se subir as dunas às 17h (a pé, a cavalo ou de buggy) pode-se apreciar, simultaneamente, o por do sol na Lagoa de Guaraíras e o entardecer nas praias.

Praia do Madeiro

Uma das mais visitadas, a Praia do Madeiro é famosa pelas várias atividades que são oferecidas.

Procurada pelos iniciantes do surf, por banhistas, para tomar um banho de sol, jogar futebol ou frescobol, para comer e beber nas barraquinhas ou simplesmente para caminhar, correndo o risco de ver algum golfinho passeando por perto.

Para chegar de carro há uma região para estacionar à beira da estrada ou quem preferir utilizar o transporte local, a parada de ônibus fica em frente à uma das escadarias principais.

 

Baía dos Golfinhos

De águas tranquilas, é a mais procurada quando o assunto é golfinhos, como o próprio nome já sugere. Oficialmente é chamada de Praia do Curral, mas o nome Baía dos Golfinho se popularizou tanto que é encontrado na maioria dos guias.

Golfinhos transintam em todas as épocas do ano e é muito fácil estar sentado na praia ou nadando no mar e avistar um dando um show de natureza.

Embarcações saem da Praia de Pipa levando-nos ainda mais perto dos golfinho no mar. Não há nenhuma edificação e seu explendor natural é preservado. O acesso não é direto e é necessário caminhar até lá pela Praia do Madeiro, atravessando as pedras, ou pela Praia de Pipa.

Aí se chama a atenção para as marés: em maré baixa é possível atravessar da Praia de Pipa para a Baía dos Golfinhos sem passar por cima das pedras, por isso planeje-se também para a volta!

A Baía também é procurada por aqueles que gostam de caminhar e correr, proporcionando um exercício contemplado pelo visual único dessa praia.

Praia de Pipa

Esta é a praia em que estamos localizados. Praia do centro de Pipa, tem acesso direto pela cidade. É a mais movimentada e possue diversas opções de barracas.

Com a maré baixa se formam diversas piscinas naturais, ótima aposta para quem tem filhos pequenos e quer deixa-los brincar tranquilo.

Ambiente familiar, é uma opção para ter contanto mais próximo com os nativos e sua cultura. Sempre avistamos pessoas caminhando na beira da praia e diversos serviços de passeio são oferecidos.

 

Praia dos Afogados e do Amor

As duas praias se confundem, vistas do Chapadão ela são contínuas. A Praia dos Afogados é conhecida por suas ondas e é onde muitos campeonatos de surf ocorrem.

É a Praia dos jovens que vêm para surfar, aproveitar a praia e a vista, se aventurar, paquerar. Eles também aproveitam para praticar alguns esportes como vôlei e futebol, body-board, frescobol.

Já a Praia do Amor tem águas mais tranquilas e seu nome é devido ao formato da praia que é de um coração. Possue também algumas piscininhas, proporcionando um belo passeio para a família. Para chegar à ela é só ir pela Rua da Praia do Amor e descer a falésia.

O nome Pipa é devido à pedra que se encontra nessa praia, que se parece com um barril (pipa em português de Portugal) e foi nomeada pelo portugueses na época da colonização.


Praia das Minas

A única praia de Pipa que tem acesso direto de carro e é uma das mais desertas. Fortes ventos e maré intensa, começa a entrar em mar aberto.

Tem sido buscada pelos praticantes de kitesurf. Lá é um local de desova de tartarugas marinhas. Ótima para caminhadas ao amanhecer e ao entardecer, devido à sua paisagem única, diferente de toda Pipa.

 

 

 

Praia de Sibaúma

Sibaúma é um outro vilarejo que tem como tradição e principal atividade a pesca. Seu turismo vem crescendo e já possui diversas barracas e bares.

O rio Catú que desemboca no meio da vila torna a coloração da água diferente e proporciona uma praia de água doce. Para os bugueiros, motociclistas ou para quem tem carro de tração, a aposta é ir pelas falésias desde o Chapadão de Pipa.

Algumas praias também possuem ondas para os surfistas. Vale a pena conhecer e passar um dia nesse vilarejo que é um antigo quilombo e guarda suas tradições de espírito guerreiro.